Entenda os benefícios do Simples Nacional

Benefícios do Simples  Nacional

O Simples Nacional e a união de tributos  e contribuições, quem adere beneficia-se de suas principais vantagens, dá relativa simplificação de calculo de acordo com a receita bruta dos 12 últimos meses e a vantagem de ser recolhido de uma Guia DAS ( Documento de Arrecadação do Simples Nacional ).
Antes de fazer essa opção é necessária avaliar a sua alíquota efetiva, sua faixa de tributação e anexo na qual estará inserida, ate mesmo e orientado procura uma assessoria contábil.
Recomenda-se a analise da faixa tributária ao regime proporcionando uma facilidade  com relação ao pagamento de impostos, além  de dar tranquilidade de não ter que se atentar a tantas Datas e Guias, como outros regimes tributários.
Não é  toda empresa que pode optar por esse regime, normalmente  em função  de suas vantagens. Para analise tem que avaliar atividades permitidas e faturamento, para  verificando se a empresa se enquadra ao regime Simples Nacional.
Pela facilidade e conforto é mais recomendável  que faça  essas analises. Entendendo os anexos e pontos chaves sobre o Simples Nacional avaliando de acordo com o faturamentos e gastos sobre a folha de pagamento.
Se as alíquotas forem semelhantes compensa sair do Lucro Presumido e optar pelo Simples, contudo se for uma diferença  significativa talvez  seja melhor manter.
O Simples Nacional institui ao investidor-anjo uma pessoa física ou jurídica  que poderá contribuir para o desenvolvimento, incentivando o desenvolvimento e inovações modernas.

Receita Bruta no Simples Nacional

O simples Nacional e calculado com base em faixas de receita que vai ate 4.000.000,00 ( quatro milhões e oitocentos reais ) essas faixas tem alíquotas crescente sendo assim quando maior a receita maior o impostos para empresas de serviços e comercio tem alíquotas diferenças como :

Para empresas do comercio –  Anexo I -Alíquota a partir de  4%

Para empresas do segmento industrial  – Anexo II – Alíquota a partir de 4,5%

Para empresas do segmento de serviços -Anexo III – a Alíquota começa em 6%

Ja os Anexo IV e V – são dos segmentos de serviços porem do segmento intelectual ou que tem uma grande quantidade de funcionarios como empresas de jornalismo, construção civil e empresas de limpeza,e o calculo e mais complexo pois dependendo da folha de pagamento pode ser enquadra em outro anexo, com alíquota menor

Imposto sobre folha de pagamento

As empresas optante do simples tem uma grande vantagem competitiva com as empresas do lucro presumido por exemplo que e o não recolhimento por parte da empresa do INSS e sistema S que muitas vezes chega a representa 28% sobre a folha de pagamento

Benefícios licitações e fiscalização.

Trata-se de tratamento dado as MPEs – Micros e Pequenas Empresas, que são  previstas por lei.
O empate ficto e direito da empresa MPE  cobrir a oferta melhor  colocada. Não  se trata de uma obrigação  mas uma possibilidades vencer a licitação  dando uma última proposta, se a empresa entender que não  há  condições  de fazer a oferta a licitação  terá continuidade verificando se há  outra MPE em condições  de Empate Ficto para o benefício.

Regularização Fiscal Tardia.
Possibilita as MPEs  comprovarem posteriormente  sua regularidade fiscal, caso haja alguma restrição. Se ouve uma certidão  positiva terá  o prazo de até  5 dias úteis, prorrogável por mais 5  para regularidade.

Cotas de licitação para MPEs

Cota de 25% do objeto para MPEs.
Essa cota é  reservada para quando o objeto de licitação  tiver natureza divisível. Nesse caso a licitação  terá  duas cotas, a principal correspondente de até 75% do objeto, e uma conta exclusiva de até  25% Do objeto  para que seja disputado por MPEs.
Em vista é  possível  ver que pequenas empresas possuem diversas vantagens aproveitáveis. Uma grande oportunidade de alavancar a sua empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *