Benefícios do Simples Nacional
O Simples Nacional e a união de tributos e contribuições, quem adere beneficia-se de suas principais vantagens, dá relativa simplificação de calculo de acordo com a receita bruta dos 12 últimos meses e a vantagem de ser recolhido de uma Guia DAS ( Documento de Arrecadação do Simples Nacional ).
Antes de fazer essa opção é necessária avaliar a sua alíquota efetiva, sua faixa de tributação e anexo na qual estará inserida, ate mesmo e orientado procura uma assessoria contábil.
Recomenda-se a analise da faixa tributária ao regime proporcionando uma facilidade com relação ao pagamento de impostos, além de dar tranquilidade de não ter que se atentar a tantas Datas e Guias, como outros regimes tributários.
Não é toda empresa que pode optar por esse regime, normalmente em função de suas vantagens. Para analise tem que avaliar atividades permitidas e faturamento, para verificando se a empresa se enquadra ao regime Simples Nacional.
Pela facilidade e conforto é mais recomendável que faça essas analises. Entendendo os anexos e pontos chaves sobre o Simples Nacional avaliando de acordo com o faturamentos e gastos sobre a folha de pagamento.
Se as alíquotas forem semelhantes compensa sair do Lucro Presumido e optar pelo Simples, contudo se for uma diferença significativa talvez seja melhor manter.
O Simples Nacional institui ao investidor-anjo uma pessoa física ou jurídica que poderá contribuir para o desenvolvimento, incentivando o desenvolvimento e inovações modernas.
Receita Bruta no Simples Nacional
O simples Nacional e calculado com base em faixas de receita que vai ate 4.000.000,00 ( quatro milhões e oitocentos reais ) essas faixas tem alíquotas crescente sendo assim quando maior a receita maior o impostos para empresas de serviços e comercio tem alíquotas diferenças como :
Para empresas do comercio – Anexo I -Alíquota a partir de 4%
Para empresas do segmento industrial – Anexo II – Alíquota a partir de 4,5%
Para empresas do segmento de serviços -Anexo III – a Alíquota começa em 6%
Ja os Anexo IV e V – são dos segmentos de serviços porem do segmento intelectual ou que tem uma grande quantidade de funcionarios como empresas de jornalismo, construção civil e empresas de limpeza,e o calculo e mais complexo pois dependendo da folha de pagamento pode ser enquadra em outro anexo, com alíquota menor
Imposto sobre folha de pagamento
As empresas optante do simples tem uma grande vantagem competitiva com as empresas do lucro presumido por exemplo que e o não recolhimento por parte da empresa do INSS e sistema S que muitas vezes chega a representa 28% sobre a folha de pagamento
Benefícios licitações e fiscalização.
Trata-se de tratamento dado as MPEs – Micros e Pequenas Empresas, que são previstas por lei.
O empate ficto e direito da empresa MPE cobrir a oferta melhor colocada. Não se trata de uma obrigação mas uma possibilidades vencer a licitação dando uma última proposta, se a empresa entender que não há condições de fazer a oferta a licitação terá continuidade verificando se há outra MPE em condições de Empate Ficto para o benefício.
Regularização Fiscal Tardia.
Possibilita as MPEs comprovarem posteriormente sua regularidade fiscal, caso haja alguma restrição. Se ouve uma certidão positiva terá o prazo de até 5 dias úteis, prorrogável por mais 5 para regularidade.
Cotas de licitação para MPEs
Cota de 25% do objeto para MPEs.
Essa cota é reservada para quando o objeto de licitação tiver natureza divisível. Nesse caso a licitação terá duas cotas, a principal correspondente de até 75% do objeto, e uma conta exclusiva de até 25% Do objeto para que seja disputado por MPEs.
Em vista é possível ver que pequenas empresas possuem diversas vantagens aproveitáveis. Uma grande oportunidade de alavancar a sua empresas.