Como abrir empresa de Engenharia

Conhecendo conceitos para abrir empresa de Engenharia

Sempre que se pensa no conceito de engenharia a primeira ideia que se tem é de alguém construindo alguma coisa. Se você tem interesse ou quer saber como abrir empresa de Engenharia está no lugar certo! Vamos lá?

Porém engenharia é muito mais que isso. E quando se fala em abrir empresa de engenharia se depara com uma grande ramificação de áreas a serem exploradas dentro da mesma terminologia.

Podemos citar várias áreas na engenharia como mecânica, elétrica, de matérias, alimentos, da computação, segurança, aviação, ambiental, horticultura, de minas… Portanto, dá para perceber quantas áreas tem na engenharia e a gama de negócios que dão para fazer com a engenharia.

abrir empresa de engenharia

Seguindo essa imagem tão enraizada vamos falar aqui sobre a engenharia civil, apenas lustrar um ramo de engenharia.

O profissional de engenharia que busca andar com as próprias pernas nesse mercado, logo percebe a necessidade de abrir empresa de engenharia para que tenha maior capacidade de desenvolvimento.

O engenheiro civil tem inúmeras possibilidades, afinal além de ser responsável pelo projeto enquanto está na prancheta, pode ser também quem cuida de partes de gestão e realização de uma obra.

E quando se fala de obra, podem-se expandir as ideias, pois estamos tratando de grandes edifícios, túneis, pontes, barragens, etc.

Porém este nível de obras exigirá que o engenheiro busque abrir empresa de engenharia para poder se posicionar de modo mais favorável em um mercado sempre tão competitivo.

As chances de ter acesso a contratos mais rentáveis financeiramente e profissionalmente falando, estão inseridas no contexto de abrir empresa de engenharia, que com isso permitem ao engenheiro passar a ser visto como empresa.

·         Da especialização

Como vimos, é extremamente amplo o leque de possibilidades de trabalho para o engenheiro. Mas até mesmo por conta da grandiosidade de algumas obras é que se torna necessário uma maior especialização.

A título exemplificativo, o engenheiro que busca dar suporte e avalizar que o solo onde está sendo feita uma determinada obra realmente tem condições para isso, é nominado como engenheiro geotécnico.

Ou ainda, em outro exemplo, do engenheiro que cuida especificamente da parte estrutural das obras, tendo como meta a correta mensuração do tipo e tamanho das estruturas, ressalte-se que estamos falando de pontes, viadutos, etc.

Assim conclui-se que abrir uma empresa de engenharia envolve certa definição do nicho de mercado onde quer se encaixar, isso aumentará as chances de maior reconhecimento do profissional e que a empresa se coloque entre as grandes.

Como acontece com todos os profissionais de futuro, o engenheiro não pode pensar em se acomodar. Inovações não param de surgir e a área de engenharia tem sempre uma novidade para incrementar a obra. Abrir empresa de engenharia exige isso do profissional, sempre se atualizar.

A especialização do engenheiro tem que servir como seu diferencial, aquele algo a mais que pode fazer com que a sua empresa de engenharia seja escolhida e não outra, mais limitada.

·         De empreender

Empreender acaba por fazer parte daquele que dedicou seu tempo e esforços para poder ser chamado de engenheiro.

O empreendimento natural deste profissional é abrir empresa de engenharia formalizando seu conhecimento, estabelecendo-se, agora como pessoa jurídica, em um degrau acima dos outros.

O engenheiro deve ter sempre a noção de que ao abrir empresa de engenharia terá outras obrigações, algumas extremamente burocráticas para tratar, que fogem muito da sua área de atuação.

De fato, empreender no sentido de abrir empresa de engenharia exigirá do profissional que passe a pensar não mais como um empregado ou alguém que trabalha só por si, mas como empresário, o empreendedor.

·         Visão de negócio

O engenheiro deve sempre estar atento para que, ao abrir empresa de engenharia, consiga fazer com que a forma como idealiza o negócio consiga se traduzir na realidade.

Neste momento é importante que o toque pessoal do profissional apareça para que possa influenciar diretamente no negócio, fazendo com que “tenha a sua cara”, isso faz parte do prazer de empreender.

Como já foi dito, trata-se de uma área muito dinâmica, e que mostrar uma forma de negócio individualizada e própria, pode ser um diferencial importantíssimo.

Os exemplos que se têm neste seguimento levam à conclusão de que a especialização, em sintonia com uma visão própria do negócio, pode ser a chave do sucesso.

·         Trazer algo novo sob a visão de novos conceitos sobre engenharia

Novos conceitos no ramo da engenheira são vislumbrados a todo o momento e ao abrir empresa de engenharia a busca pelo fator novidade deve ser constante.

O engenheiro naturalmente já é o profissional que transforma o novo em obras. Qualquer intervenção de engenharia é algo novo, inédito até, e esta é a visão que deve prevalecer.

Abrir empresa de engenharia é dar vazão a esta forma nova de ver e atuar junto aos acontecimentos do momento, é sempre saber, e principalmente fazer com que não se caia em um campo comum ao dos outros profissionais.

Neste momento de retomada da economia, ainda que discreta, vê-se no mercado uma tendência a, por exemplo, oferecer a participação das empresas de engenharia em serviços agregados aos que já fazem parte de suas funções habituais.

Outro ponto atualmente discutido é o conceito de cidades inteligentes que necessitam do engenheiro em diversificação de fontes de energia, bem como tratamento de água, etc, ou seja, uma engenharia voltada para o meio ambiente.

Tudo sem contar todas as opções tecnológicas que dia após dia passam a fazer parte da vida dos engenheiros como drones, impressões 3D, softwares específicos, e muito mais.

Estas inovações devem fazer parte do conceito que abrir empresa de engenharia representa.

Dificuldades sobre abrir empresa

Ao se empenhar na formalização ao abrir empresa de engenharia o profissional já demonstra todo seu zelo em atuar dentro da legalidade.

Ninguém quer brincar ou se arriscar em um ponto tão sensível como obras, que requerem um alto senso de responsabilidade, tanto pelo custo como pelo fator risco.

A forma correta de dar constituição jurídica neste ramo de atuação é abrir empresa de engenharia.

São inúmeros os entraves burocráticos para se chegar ao ponto de se considerar como resolvida a formalização da empresa.

·         Da legalização

Para que uma empresa possa se considerar como legalizada é necessário que toda a sua atuação seja pautada nos corretos ditames legais.

Não há como uma empresa de engenharia responsável, atuar à margem das diretrizes especificadas.

O engenheiro sabe que além de seguir o código de obras de cada município, terá que providenciar documentos próprios como projeto, alvará, registro do imóvel do cartório competente, estar a tento à lei de zoneamento, recolhimento de ART.

No caso específico das empresas de engenharia é necessária também para a legalização a correta inscrição junto ao CREA.

Isso faz parte da sua área.

Porém para abrir empresa de engenharia e legalizar toda a situação é preciso, da mesma forma, seguir as determinações da legislação vigente.

Ocorre que neste ponto, ao tentar resolver tudo sozinho o engenheiro acaba por perder tempo e dinheiro.

A quantidade de documentos é grande, trata-se de contrato social, regulamentação junto à Receita Federal, alvarás, licenças, certificado digital, notas fiscais, autorização do corpo de bombeiros, é necessário obtenção de documentos e certidões de vários órgãos públicos, o que não é uma tarefa das mais simples, especialmente para quem não é do ramo.

Ser apresentada como uma empresa que pode demonstrar estar perfeitamente enquadrada e seguindo à risca a legislação já transmite ao cliente grande segurança.

A legalização deve ser providenciada por quem está habituado a atuar neste seguimento.

O próximo passo é a formalização.

·         Da formalização

Para obter a formalização da empresa de engenharia, estando, portanto dentro da legalidade, é necessário representação em inúmeros órgãos públicos, como Prefeitura Municipal, Receita Federal, Delegacia da Fazenda Estadual, e como já dito, efetuar o registro da empresa junto ao CREA.

Diante de tantas obrigações burocráticas o engenheiro precisará de apoio de alguém que conheça os meandros destes órgãos.

Quem não convive diariamente com esses procedimentos com certeza se sentirá perdido, neste ponto é necessário que um profissional desta área atue para formalizar e abrir empresa de engenharia.

·         Utilizando a ParaLegalWeb como solução

 Em todo o seguimento, a burocracia em nosso país faz com que a paciência do empreendedor seja testada quando se trata de efetuar a formalização de sua empresa, e isso não é diferente com as empresas de engenharia.

Abrir empresa de engenharia exige de quem se dispõe a fazê-lo grandes esforços, mas é um caminho que não precisa ser percorrido sozinho.

Contar com profissionais capacitados pode fazer toda a diferença e poupar muitas dores de cabeça.

Estes deverão estar aptos a resolver os problemas inerentes, como por exemplo, o enquadramento fiscal, preenchimento correto dos documentos exigidos pelos inúmeros órgãos já citados, acompanhamento dos desdobramentos dos requerimentos, e tantos outros.

O engenheiro deve ter como meta, manter-se atualizado em sua área, em suas especializações, deixando todos os trâmites cabíveis à abertura de empresa de engenharia a quem trabalha somente com isso.

A ParaLegalWeb atua neste sentido, para fazer com que os procedimentos e encaminhamentos de documentos necessários não atrapalhem a vida do engenheiro.

A ParaLegalWeb trabalha com o conceito de empresa online ou seja todo o trâmite de documentos para abrir empresa de engenharia se dará desta forma, sempre primando pela agilidade e total facilitação do procedimento para o cliente.

Ao contratar a ParaLegalWeb para realizar essas funções o engenheiro estará optando pelo seu sossego e a tranquilidade de não ser surpreendido por situações que não lhe foram anteriormente informadas.

A facilidade não se resume somente na praticidade de todos os documentos serem entregues a ParaLegalWeb eletronicamente, mas também se baseia no fato de que esta por conta de sua experiência e confiabilidade pedirá os documentos uma única vez, sem a necessidade de estar constantemente apresentando novamente.

O alívio de ter alguém com este nível de profissionalismo cuidando da legalização e formalização ao abrir empresa de engenharia dá ao empreendedor a tranquilidade necessária para focar na sua área de atuação.

De conseguir clientes

Ao pensar em um profissional na área de engenharia é fato que o cliente optará por aquele que se encontra devidamente formalizado no mercado e que obviamente esteja atuando dentro das regras. Essa, por si só já é uma vantagem de abrir empresa de engenharia.

Com a formalização, multiplica-se o número de clientes possíveis, tendo em vista que a preferência por profissionais que atuam dentro da legislação e de modo regular diante de todos os órgãos é sempre maior, por encararem tal situação como segurança.

O que é essencial no momento de conseguir clientes na área de engenharia é manter o foco naquilo que está sendo feito.

Ao abrir empresa de engenharia já se deve ter em mente seus objetivos, ainda que pareçam distantes e até de certa forma inatingíveis, o foco será o importante.

A especialização escolhida e para a qual houve a devida preparação deve servir como orientador, especialmente porque é por este tipo de profissional que o mercado procurará quem tenha objetivo e foco.

·         Da capitalização de clientes

A capitalização da clientela na área de engenharia tem seus detalhes próprios, e que terão especial importância em cada momento.

Na busca pela clientela, como dito, é preciso foco e objetivo. Dentro deste esquema é necessário que o profissional saiba exatamente qual o “produto” ou serviço que oferecerá.

Isso tem que ficar muito claro, especialmente para o cliente, que sabe o que está procurando, e que vai querer objetividade. Faz parte disso que o profissional saiba em profundidade o que está fazendo.

Desnecessário repetir que com a formalização de sua empresa a gama de clientes, especialmente os de grande porte aumenta consideravelmente.

Além disso, somente através da formalização é que determinados trabalhos se tornarão possíveis, como por exemplo, a participação em concorrências para execução de obras públicas.

O nicho de negócio escolhido também será muito importante no momento de capitalizar clientes, e isso já deve ter sido estudado desde o momento em que se decidiu por abrir empresa de engenharia.

Tudo isso deve fazer parte do marketing da empresa de engenharia. Esta deve empenhar-se no contato com os possíveis clientes, normalmente relacionados a construtoras e incorporadoras, além das próprias opções de marketing digital.

A empresa também deve estar atenta as possibilidades de atuar no setor público, sempre acompanhando a divulgação de licitações nos três níveis de governo.

·         Manter os clientes

A manutenção de clientes na área de engenharia implica em manter-se sempre atualizado com o que está acontecendo, especialmente em relação a novas técnicas a serem empregadas com finalidade de melhorar o desempenho e agilidade de obras.

Não existe bobos no mercado, copiando o bordão do futebol, e com certeza o serviço mal feito será motivo não só de reclamações em vários níveis, mas da própria propaganda negativa, que ao invés de atrair novos clientes estará espantando-os.

Não há dúvidas de que a qualidade do serviço prestado será o primeiro destaque da sua empresa de engenharia, pois não há propaganda que supere um serviço ruim, e o boca-a-boca é sempre poderoso.

Mas o contrário também é verdadeiro. Fazer sempre, no mínimo, o que foi combinado, sempre cumprir prazos, cuidar de todos os detalhes para que o cliente se sinta satisfeito, renderá dividendos em forma de novos clientes.

Um dos elementos impactantes no momento da manutenção dos clientes em engenharia é a política de preços, que deve estar em plena consonância com o mercado. A correta – e justa – valoração dos serviços a serem prestados também contribui, e muito, para que seja criada uma fidelização.

O efeito pós-venda também é aplicável à engenharia, já que mostrar interesse no resultado que o seu trabalho teve para o cliente, poderá motivar uma relação mais durável e gerar novos trabalhos.

·         Buscar Soluções para o Cliente

É função do engenheiro, oferecer as melhores soluções para os clientes, estando sempre pronto para buscar novas alternativas.

A busca pelas soluções é o complemento de uma primeira atitude de entender o que o cliente precisa. Primeiro se obtém as informações do que é melhor, de como solucionar de maneira mais racional o que está sendo pedido.

Com base no que se apurar com a averiguação junto ao cliente de quais são as necessidades é que se consegue, dentro de sua capacidade, solucionar os problemas e expor as melhores soluções.

Perceber que o cliente precisa de mais espaço em determinado cômodo e oferecer a solução para isso sem sacrificar outros espaços, por exemplo, é algo que o engenheiro pode fazer e que fará com que cliente se sinta realizado e importante.

·         Bom atendimento

O bom atendimento não pode se limitar ao tratamento cortês, o que na verdade é muito mais uma questão de educação do que uma qualidade comercial.

Ao abrir empresa de engenharia deve-se ter em mente que o bom atendimento tem que ser aquele ágil e objetivo, que claro carece estar dentro dos padrões de cordialidade, mas que não pode ficar só nisso.

O bom atendimento é um dos pontos, em conjunto à busca por soluções para o cliente e a obrigação de entender o que o ele precisa, é o diferencial de um negócio que tende a progredir.

·         Procurar entender o que o cliente precisa

Como esclarecido acima entender é fundamental para poder solucionar o problema que é apresentado.

Ouvir com atenção, encaixando os conhecimentos técnicos às necessidades apresentadas, buscar orientar-se pelas observações feitas pelo cliente para se ter a certeza de que está agradando com o que está sendo feito.

É preciso entender o cliente e dentro da política do bom atendimento deve também observar se este está entendendo o processo.

E isso não se trata de ter conhecimentos em engenharia para compreender, mas de esforçar-se para que o cliente participe de alguma forma no que está sendo feito, pois será em última análise uma prova de que foi possível entender o que ele queria.

Resumo

Assim, concluímos que o profissional de engenharia tem por função colocar em um formato racional aquilo que o cliente criou e deseja.

No mesmo sentido para poder cumprir esta função, o engenheiro deverá ser especializado no ramo escolhido para abrir empresa de engenharia.

Empreender sempre com o sentido de crescer solidamente, tendo a determinação para manter-se focado na realização dos objetivos.

A empresa deverá estar atenta a trazer algo de novo em seu contexto e incluir no mercado a sua visão de negócio.

Estas são as verdadeiras bases para conseguir e manter um cliente, e mais, mantê-lo satisfeito por se sentir compreendido.

Essas são as estruturas de uma empresa formalizada. E para que esta parte burocrática não seja trabalhosa a ParaLegalWeb está pronta para ajudar com as melhores soluções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *