Como abrir empresa de TI

Conhecendo os conceitos para abrir empresa de TI

Antes de estar discorrendo sobre abrir empresa de TI vamos estar discorrendo sobre essa importante área. A tecnologia da informação (TI) se tornou elemento essencial em todas as áreas de nossa vida. Atualmente, é praticamente impossível viver sem elas. Estão presentes em tudo que fazemos.

O crescimento exponencial da utilização da tecnologia em um mundo que se vive conectado 24 horas faz com que a demanda por (bons) profissionais na área de TI cresça cada vez mais.

O profissional de TI tem como objetivo entender e criar meios tecnológicos para a solução de problemas ou formas de tornar mais fácil e rápida as tarefas cotidianas ou empresariais.

A inserção deste profissional no mercado encontra melhor receptividade ao abrir empresa TI, pois, ocorrendo a formalização o leva a ser visto de outra forma.

abrir empresa de TI

·         Da especialização

A diversidade que envolve a área de TI faz com que a especialização em um determinado seguimento seja importante para a consolidação da empresa nesta área.

É elemento essencial para abrir empresa de TI estar “antenado” às novas tecnologias.

Nesta área as coisas mudam a todo o momento, e estar atentos a isso pode ser o divisor de águas entre abrir empresa de TI que se sustente, e as tantas outras que estatisticamente não passam do primeiro ano de vida.

Os mais variados nichos de mercado devem ser considerados para abrir empresa de TI e estar atento ao que realmente se conecta a seu ramo específico é o caminho correto.

·         De empreender

É da natureza dos profissionais de TI a busca sempre pelo novo, concentrar-se no moderno é inerente à atividade em si.

Com esses atributos é natural a busca por abrir empresa de TI como consolidação deste espírito empreendedor.

O novo faz parte da profissão, e empreender é intrínseco a este sentimento de novidade que a área de TI apresenta com clareza ímpar.

Neste sentido para esse tipo de profissional abrir empresa de TI não pode ficar no campo dos sonhos, ao contrário, deve materializar-se como forma de complementação pessoal.

·         De mostrar a sua visão de negócio

Em um ramo onde as soluções são as mais variáveis possíveis, ao abrir empresa de TI deve-se sempre estar atento à necessidade de mostrar algo novo.

Não existe uma forma rígida para esse mercado, até por sua própria natureza, mas o ponto comum é a inovação, e isso deve também ser demonstrado no seu modelo de negócio.

A busca por abrir empresa de TI deve sempre estar atrelada ao desejo de oferecer algo novo, a forma como o negócio é visto pelo profissional e que materializará na empresa.

·         Trazer algo novo sob a visão de novos conceitos sobre TI

Uma das principais missões ao abrir empresa de TI deve ser a preocupação com o novo.

A aplicação dos conceitos TI que invariavelmente vão se aperfeiçoando devem ser a base para que algo novo seja apresentado e a sua empresa não seja simplesmente mais uma, e sim, “a” empresa comprometida com o novo.

Não faz parte do mundo de TI deixar para amanhã. No ritmo que as coisas acontecem neste campo um dia pode fazer toda a diferença entre apresentar uma ideia nova e se ver frustrado por ter sido superado pelo concorrente.

Dificuldades sobre abrir empresa

A formalização ao abrir empresa de TI, embora possa em um primeiro momento parecer algo dispensável em uma área tão ágil, é essencial.

Mostra-se um grande equívoco deixar para depois o ato de abertura de empresa de TI sob o argumento de que seria mera formalidade.

Na verdade essa formalidade se materializa com a formalização, situação que diferencia a empresa com real expectativa de crescimento daqueles profissionais que estão no mercado, mas não sabem se vão ficar. Isso não demonstra ao cliente qualquer segurança.

A formalização, ato de abrir empresa de TI é dar vida jurídica ao negócio introduzindo-o em um novo patamar de atuação.

Não é novidade que a abrir uma empresa em nosso país exige um “sem número” de percalços, são documentos vários (contrato social, regulamentação junto à Receita Federal, alvarás, licenças, certificado digital, notas fiscais), é necessário contato com órgãos diversos, e isso acaba minando a resistência do empreendedor, acabando em última análise com sua paciência.

Mas isso faz parte do jogo, e sem esse esforço a regularização não virá, motivo pelo qual é imprescindível ter ao lado profissionais desta área para ajudar.

·         Da legalização

Legalizar uma empresa é fazer com que ela passe a existir de maneira legal.

A adequação às leis é que torna a empresa apta a atuar no mercado formal e por consequentemente ter mais acesso as oportunidades que outras, não legalizadas, não terão. Por isso se torna tão importante abrir empresa de TI.

Não se trata simplesmente de reunir uma grande quantidade de documentos e apresentar.

Há regras para que isso seja feito, regras legais que devem ser seguidas para que os objetivos sejam alcançados.

Isso também exige trabalho profissional.

Saber como fazer para atuar dentro do regime legal previsto ao abrir uma empresa de TI pode fazer toda a diferença.

Estando dentro da legalidade é necessária a formalização.

·         Da formalização

A formalização é o resultado do conjunto dos atos relativos à reunião e encaminhamento de todos os documentos exigidos para abrir empresa de TI.

A base da formalização pode ser traduzida em como moldar o seu negócio a forma da lei, ou seja, transformar o que é uma ideia ou negócio informal em algo resguardado, mas também regrado, pela legislação aplicável.

Ainda que abrir uma empresa possa ter elementos comuns a todos os casos, abrir empresa de TI não é a mesma coisa que uma empresa de alimentos, por exemplo. Há regras específicas para cada área.

Nesse ponto o profissional de TI deve ser ajudado. Cada um na sua área. Ainda que dominador da mais nova tendência da tecnologia saber qual o melhor formato para atingir a legalidade, é tarefa para quem trabalha com a formalização de empresas.

Há detalhes que escapam a quem não é habituado a esses procedimentos e por isso a atuação de alguém profissional para abrir empresa de TI é necessária.

Um exemplo que tem impacto direto no bolso do empreendedor é a questão fiscal. No momento da formalização ao abrir empresa de TI é necessário especial atenção quanto determinação da classificação da área de atuação da empresa.

A área de TI pode ser subdividida em 3 subáreas: uma delas mais voltada para o hardware, as máquinas físicas; outra que atua no software, nos programas que são usados pelas máquinas para o desempenho de suas funções; e uma terceira que cuida da administração dos dados, os chamados bancos de dados.

Isso é importante no momento de abrir empresa de TI, pois vão fazer a diferença no enquadramento fiscal.

Para efeitos tributários há grande importância nessa correta especificação, vez que a carga incidente sobre elas é diversa e o enquadramento equivocado poderá causar recolhimentos de impostos sem necessidade.

Esse é só em exemplo do valor da correta assessoria neste momento crucial da empresa.

·         Utilizando a ParaLegalWeb como solução

Reforçando mais uma vez, abrir empresa de TI não é uma tarefa simples, assim como a formalização de empresas em qualquer ramo.

É necessária orientação de profissionais capacitados e experientes que conheçam as melhores formas de fazer com a que a empresa cumpra todas as exigências legais sem submeter o empresário a desgastantes situações que não guardam qualquer relação com a sua atividade.

O empreendedor deve estar focado em suas atualizações e especializações, e não em saber o trâmite para abrir empresa de TI junto à Junta Comercial ou à Fazenda Estadual, isso deve ser realizado por quem é desse ramo.

A ParaLegalWeb é especialista na solução destas questões, focada em dar ao profissional da área de TI a tranquilidade para aquilo que realmente lhe interessa enquanto cuida dos detalhes burocráticos.

O uso da ParaLegalWeb torna a confusa tarefa de abrir empresa de TI em algo simples, restando ao empreendedor simplesmente encaminhar os documentos solicitados.

E, por conta da experiência e profissionalismo, essa tarefa será feita uma só vez, pois a ParaLegalWeb sabe quanto custa o seu tempo, por isso relaciona, de um só vez, todos os documentos que serão necessários. Sem obstáculos inesperados.

A ParaLegalWeb trabalha com o conceito de empresa online ou seja todo o tramite de documentos para abrir empresa de TI se dará nesta modalidade, sendo esta também uma etapa superada com agilidade.

De conseguir clientes

Como consequência de abrir empresa de TI tem-se a maior facilidade em obter novos clientes.

Com a formalização, multiplica-se o número de clientes possíveis, tendo em vistas que a preferência por profissionais que atuam dentro da legislação e de modo regular diante de todos os órgãos é sempre maior.

A área de TI é vasta e extremamente ramificada, o que faz com que as oportunidades estejam sempre presentes no cotidiano de quem atua nesta área.

Por outro lado, mesmo considerando todas essas possibilidades a especialização do profissional facilita sua colocação do mercado, pois a par de tantas oportunidades diversas, há também a procura por aqueles que se dediquem, ao menos com preferência, por algum nicho de mercado.

·         Da capitalização de clientes

O profissional de TI é quem sempre está a postos para resolver os problemas que nascem com o uso de tecnologia, é ele o responsável por manter acessíveis os dados, bem como manter funcionando os sistemas responsáveis pela organização em todos os setores, públicos ou privados.

No passado já foram mais restritos a grandes empresas e corporações, ou mesmo órgãos governamentais. Atualmente qualquer um precisa deste tipo de profissional, basta observar o desespero de quem precisa cumprir prazos e o seu equipamento resolve não ajudar.

Percebe-se ao abrir empresa de TI que toda a população é um cliente em potencial. Porém há determinados clientes que somente poderão ser acessados após a abrir empresa de TI estes farão exigências no que se refere à documentação, a já falada regulamentação.

Assim a não formalização poderá dificultar no momento de prospectar grandes corporações e, em se tratando do setor público, sem abrir empresa de TI a possibilidade de acesso é praticamente nula.

Estando regular a situação do profissional, novas portas se abrem e como já dito o campo é grande, sendo necessário porém a devida atenção para onde se encontra a parcela dentro da área de TI em que a sua empresa atuará.

·         Manter os clientes

O setor de TI não é facilmente impactado pelas crises. Sua necessidade atual é tamanha que abrir empresa de TI é caminho para o sucesso.

De fato mesmo enquanto outras áreas patinam diante do cenário que a economia apresenta o setor de TI, de forma diversa, continua se expandindo e todas as projeções neste ramo são positivas.

Por isso que a manutenção dos clientes acaba sendo um desafio, pois ao mesmo tempo em que cresce sem parar a demanda, também aumenta o número de profissionais, o que exige mais ainda a existência de diferenciais que coloquem a sua empresa em um patamar superior às outras.

A fidelização obrigatoriamente exigirá empenho e aperfeiçoamento constante, o que para o bom profissional da área de TI não é nenhum tipo de problema, ao contrário é um desafio que vive dia-a-dia com imensa satisfação.

·         Buscar Soluções para o Cliente

O profissional de TI deve ser um facilitador nato. Ou seja, é aquela pessoa que busca de todas as formas, facilitar a solução de problemas que na área tecnológica surgem quando menos se espera.

E não se trata somente da quebra de uma máquina naquele momento em que isso não poderia acontecer, mas também se resolver uma situação causado por um programa que não quer responder.

Ao abrir empresa de TI o profissional nesta área se torna aquele capaz de trazer inovações e como elas as melhores soluções.

·         Bom atendimento

Como em qualquer outra área o cliente gosta de ser bem tratado. É fundamental que o atendimento seja sempre uma união entre a competência profissional e a capacidade de entender que o cliente não é expert naquilo, até porque, se fosse não precisaria de outra pessoa para resolver o problema.

É fundamental que ao abrir empresa de TI tenha-se em mente que não estará somente tratando com máquinas, mas também com quem as opera, ou seja, na maioria das vezes o usuário final que é totalmente leigo nesta área.

É crucial que essa limitação do cliente seja respeitada para que a sua empresa possa se manter no mercado.

·         Procurar entender o que o cliente precisa

Dentro da linha do bom atendimento não se pode deixar de lado que se este está na compreensão da posição do cliente também não foge de conseguir entender o que ele realmente precisa.

De nada valerá conseguir ser alguém respeitoso e que compreende que o cliente não domina a tecnologia, mas não oferecer o que ele precisa que é a solução para o seu problema.

Entender o que o cliente realmente precisa, está diretamente ligado a estar atuando na parcela correta da área de TI, ou seja, perceber se ele precisa de um novo tipo de software ou somente um novo hardware é que trará a solução.

Isso ocorre realmente em todas as áreas, mas por se tratar, por vezes de um objeto tão abstrato, TI é uma daquelas em que se destacam a necessidade de tato para com o cliente.

Resumo

Procuramos com isso dar um pequeno panorama àqueles que pretendem abrir empresa de TI e esperamos ter contribuído para a elucidação do tema.

O nosso objetivo é mostrar algumas das situações que envolvem a área e dar breve pincelada no caminho para a legalização e formalização da sua empresa, ressaltando mais uma vez a importância de contar com profissionais acostumados a este tipo de trabalho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *