Como abrir uma empresa de agência de viagens

Como abrir uma agência de viagens

As agências de viagens sempre foram, de forma tradicional, o principal intermediário entre os turistas e as empresas do setor, tais como companhias aéreas, hotéis e restaurantes.

Mesmo com a tecnologia facilitando o acesso a diferentes valores de passagens e opções de hospedagem, abrir uma agência de viagens continuam forte no mercado. Isto porque contam com profissionais qualificados, que acabam proporcionando economia de tempo, e gerando conforto e segurança para o turista.

Sendo este visivelmente um negócio rentável, vamos entender como abrir uma empresa de agência de viagens.

Como abrir uma agência de viagens com pouco dinheiro

Para que você possa abrir uma agencia de viagens, não é necessário que possua um curso superior ou especialização em turismo. Esse é o primeiro ponto.

O quadro de funcionários da agência de viagens dependerá de sua estrutura. Para início do negócio, ao abrir sua empresa de agência de viagens, é possível contar com apenas um funcionário e com pouco dinheiro, que emita as passagens e atenda os clientes.

Contudo, mesmo que não exista a necessidade de formação para abrir uma agência, é importante que o empreendedor estude o negócio e conheça bem as suas nuances. Desta forma, colocar em prática a gestão de sua empresa se torna algo natural.

Abrir uma agência de viagens

É sabido que o empreendedorismo está na moda no Brasil.

O caminho é longo e difícil, mas abrir empresas de viagens é uma aventura da qual vale a pena participar.

Para que você consiga abrir empresas de viagens, é necessário se preparar. Conhecer o mercado, conhecer os clientes, e principalmente, conhecer os desejos dos clientes. Ter pessoas competentes ao lado também é importante, para que possa oferecer um produto diferenciado no mercado.

  • De mostrar a sua forma de visão no negocio

Abrir uma empresa de agência de viagens não é algo supérfluo. É necessário que o empreendedor tenha em mente que, para prosperar neste segmento, deverá apresentar algo diferente do que já é oferecido pela concorrência.

O empreendedor deve conferir seu toque pessoal ao negócio, o diferencial que os concorrentes, que não são poucos, não terão a oferecer.

A tarefa de abrir uma empresa de agência de viagens não fácil. Afinal, como se sobressair em um mercado que movimenta mais de 3 trilhões de dólares no mundo? Esta é a pergunta que você precisa se fazer antes de abrir sua agência de viagens.

  • Trazer algo novo sob a visão de novos conceitos sobre consultoria

Em qualquer área de atuação, é imprescindível realizar pesquisas e observar os detalhes da forma mais minuciosa possível. A resposta para suas dúvidas sobre abrir uma empresa de agência de viagens pode estar nestes detalhes, nas necessidades específicas de determinados consumidores, em determinado nicho não atendido simplesmente porque não foi descoberto.

A partir do momento que sua agência de viagens se especializar em um grupo (ou mais), será possível atende-los melhor, dar atenção especial às suas demandas, e dar a percepção de que estão usufruindo de um serviço prestado de forma exclusiva, como se fosse desenvolvido especialmente para eles.

Um diferencial importante para a empresa, é a automação de atividades. Objetiva-se com isso tornar os processos manuais mais ágeis, com pouco risco de erro. O ideal é que ao abrir uma empresa de agência de viagens, seja adotado um software de gestão, com a integração das rotinas de finanças, atendimentos e que gere relatórios gerenciais.

Como abrir uma agência de viagens home office

Para abrir uma agência de viagens home office é importante entender que os clientes estão cada vez mais exigentes e conectados, logo, é fundamental que a empresa esteja ligada e presente nas redes sociais, elaborando estratégias de marketing para aumentar sua visibilidade e, consequentemente, seu faturamento.

Se você deseja abrir uma empresa neste ramo, pensando em marketing digital, é possível a criação de blogs sobre viagens, por exemplo. Este pode ser o primeiro contato do cliente com a agência.

Cadastro para abrir uma agência de viagem

Para abrir uma empresa de agência de viagens, são necessários alguns requisitos essenciais.

Além de todo o passo-a-passo, e cumprimento dos requisitos legais, ainda é necessário ao final cadastrar sua agência de viagens no Cadastur, junto ao Ministério do Turismo.

O empreendedor não deve acreditar que, sozinho, conseguirá cuidar de todos os requisitos para abrir a empresa da forma adequada, motivo pelo qual existem serviços como o oferecido pela ParaLegalWeb.

Como abrir agência de viagens online

Se o objetivo é abrir uma empresa de agência de viagens online, é necessário que se faça uma pesquisa minuciosa sobre todo o trâmite de legalização da empresa.

Efetivar uma consulta comercial, verificar se existe alguma empresa registrada com o nome que você pretende utilizar, registrar o contrato social e solicitar o CNPJ são alguns dos passos para abrir sua agência de viagens, mas não são os únicos.

Se informe sobre todas as licenças e registros necessários para garantia do seu direito, ao abrir uma empresa de agência de viagens. Busque também informações sobre as normas de turismo voltados ao Código de Defesa do Consumidor e, se necessário, busque assessoria jurídica para a resolução de suas dúvidas.

O importante, no final do dia, é que sua empresa esteja dentro dos parâmetros legais, para que possa atuar como agência de viagens online conhecida e respeitada no mercado.

  • Da formalização do negócio

Ao abrir uma empresa de agência de viagens, é preciso formalizar o seu negócio. Para tanto, é preciso ser seguido o que dispõe a Lei nº 12.974/14, que dispõe sobre as atividades de agência de viagens.

De acordo com o SEBRAE, a área mínima para que a agência de viagens possa funcionar, é de aproximadamente 15m², sendo necessárias inicialmente ao menos duas pessoas para o atendimento.

A agência pode funcionar em uma sala comercial, com ao menos um banheiro.

Deve-se observar que, legalmente, as agências de turismo precisam ter seu registro junto à Junta Comercial do Estado correspondente, assim como alvará municipal, licença de corpo de bombeiros, entre outros.

Como abrir sua agência de viagens online com a paralegalweb

Mesmo se tratando de um processo que deveria ser relativamente simples, a burocracia para abrir uma empresa de agência de viagens online pode ser desanimadora.

Abrir uma empresa de agência de viagens online exige conhecimentos das nuances societárias, tributárias e civis, pois você estará lidando com direito do consumidor. E isso pode se tornar uma dor de cabeça para quem não conhece determinadas questões nestes aspectos.

Para evitar que erros sejam cometidos ao abrir uma empresa de agência de viagens online, é preciso se cercar de pessoas capacitadas e treinadas. Assim, toda a documentação e as nuances técnicas serão observadas, e os requerimentos serão encaminhados aos órgãos competentes para registro.

Cabe a essas pessoas fazer com que o empreendedor se preocupe somente em gerenciar sua empresa, e também com seus clientes, enquanto as questões burocráticas voltadas à formalização para abrir uma empresa de agência de viagens serão conduzidas por quem realmente conhece os trâmites.

A ParaLegalWeb atua com o objetivo de substituir o trabalho do empresário ao abrir uma agência de viagens online, exatamente porque este deve se preocupar com outros pormenores da administração da sua empresa.

A ParaLegalWeb trabalha com o conceito de empresa online, ou seja, todo o trâmite de documentos para abrir uma empresa de agência de viagens online se dará desta forma.

Isso significa que, atuando sempre com a presteza necessária, o procedimento de formalização da agência de viagens online não acarrete mais obrigações ao empreendedor.

Contando com a ParaLegalWeb, o empreendedor pode ter a certeza de que o melhor caminho para abertura de empresa estará sendo seguido, e saberá que não haverão sustos neste caminho.

Na ParaLegalWeb, a entrega de documentos se faz de uma única vez, de maneira totalmente automatizada eletronicamente, aumentando ainda mais a agilidade e confiabilidade no trato de informações para abrir uma empresa de agência de viagens.

Saber que podem contar com este trabalho diferenciado, é o que faz os clientes escolherem a ParaLegalWeb.

  • De conseguir clientes

Abrir uma empresa de agência de viagens é o primeiro passo. Mas é necessário se preocupar em conseguir clientes.

Com a formalização, após abrir uma empresa de agência de viagens, multiplica-se o número de clientes possíveis, tendo em vista que a preferência por profissionais que atuam dentro da legislação e de modo regular, diante de todos os órgãos públicos, é muito maior, por sentirem mais segurança em uma empresa registrada.

Como montar uma agência de viagens

Clientes de turismo estão mais exigentes a cada dia, e buscam por agência de viagens por motivos diversos. Assim, é importante acompanhar as tendências de mercado, bem como o perfil do público alvo.

O empreendedor precisa conseguir mostrar aos seus clientes da agência de viagens o que o seu negócio possui de diferente.

Ao abrir uma empresa de agência de viagens, é preciso se preocupar com a qualidade dos serviços, agregando valor aos diferenciados. Por exemplo, um dos maiores fenômenos do turismo nacional (e também internacional) é a demanda de seniores – clientes de terceira idade.

Este é um segmento crescente, focado em um público alvo peculiar, sendo os que mais viajam e os que possuem a maior renda per capita.

Quando abrir uma empresa de agência de viagens, tenha em mente que o negócio deve contar com um serviço de atendimento com profissionais treinados, que atendam com cortesia, e que conheçam todas as informações sobre destinos, pacotes turísticos, possíveis promoções, políticas da empresa, entre outros.

  • Manter os clientes

Se você deseja abrir uma empresa de agência de viagens, na leitura deste artigo, já entendeu que contratar funcionários competentes, treinados para atendimento personalizado, é fundamental.

Para manter os clientes que já possui, tenha excelentes vendedores, com bons poderes de negociação, que sejam capazes de efetuar bons contratos de convênio, por exemplo, fidelizar a carteira existente, e que consiga prospectar novos clientes também.

Sem dúvidas, um dos maiores fatores de sucesso ao abrir uma empresa de agência de viagens são os seus colaboradores, considerando que eles fazem o contato direto com o cliente. Por isso, treine a sua equipe, invista no aperfeiçoamento e na motivação dos profissionais.

Soluções para cliente de agência de viagens online

Acompanhar as tendências de mercado ao abrir uma empresa de agência de viagens vai te possibilitar atender melhor os clientes, e assim, conseguir um diferencial competitivo.

Oferecer pacotes aéreos para finais de semana, lua-de-mel, em locais como hotéis fazenda no interior, SPAS, turismo em grandes cidades como Nova York e São Paulo. Todas essas estratégias podem ser vistas como diferenciais, e oferecidas como solução para cada cliente, de acordo com sua necessidade e possibilidade de pagamento.

Interessante saber ao abrir uma empresa de agência de viagens home office, é que o ecoturismo hoje é uma tendência deste mercado. Ideal para jovens e adultos, recomendado para quem precisa relaxar e se livrar do stress da rotina.

O ideal é que você conheça sua clientela, para que consiga oferecer um atendimento personalizado, para não somente atuar como vendedor, mas como facilitador, solucionador de problemas.

  • Bom atendimento

No atendimento ao turista, começa-se a cultivar um bom relacionamento quando se ouve com atenção sua necessidade. A partir daí, a busca pela melhor oportunidade de viagem (pensando em custo-benefício), consolida e consagra o bom atendimento.

Além de ouvir com atenção as necessidades do cliente, é interessante oferecer brindes como programas de milhagem, descontos relâmpagos, e até mesmo presentes de aniversário para clientes frequentes. Criar um programa de fidelização com descontos progressivos também configura um bom atendimento.

Abrir uma empresa de agência de viagens home office deve vir em conjunto do bom atendimento. E o bom atendimento é atender da forma como o cliente se sente bem.

  • Procurar entender o que o cliente precisa

Por fim, a busca pelo entendimento da necessidade do cliente é fundamental. Não basta tentar prestar um bom atendimento, sem ouvir o que ele necessita.

Às vezes, o que pensamos ser uma excelente opção, para aquele cliente específico não atende a necessidade.

Pense bem nisso quando abrir uma  empresa de agência de viagens.

  • Resumo

Ao abrir uma empresa de agência de viagens, o empreendedor precisa ter em mente que o treinamento da equipe e o atendimento às necessidades do cliente é fundamental para um negócio de sucesso.

Os aspectos legais também são de suma importância.

A formalização ao abrir sua agência de viagens é fundamental, e a ParaLegalWeb trabalha sempre no sentido de oferecer o que há de melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *