Capital social

Capital social

Capital social de uma empresa

No primeiro momento, o empresário que busca abrir empresa, ou um novo negócio, se vê perdido com uma grande quantidade de informações. Uma informação que muitas pessoas não entendem direito, ou acham confusa é o Capital Social. Hoje nós do ParaLegalWeb resolvemos criar um post no nosso blog explicando exatamente isso. O que é Capital Social e como você irá definir o valor de seu negócio.

O que é Capital social

Capital Social é por definição todo o investimento que você e seus sócios farão para começar esse novo negócio. Define-se Capital Social todos os investimentos, sejam eles bens materiais ou dinheiro investido. Essa quantia pré-estabelecida deverá ser o investimento necessário para que esse novo negócio funcione enquanto não gera receita ou lucros.

Essa quantia representa os primeiros pagamentos para novas instalações, aquisições de veículos, móveis e diversos gastos com documentação e taxas iniciais.

O Capital Social também implica em determinar a participação dos sócios no negócio, seja em dinheiro, imóveis ou conhecimento de mercado.

Essa participação se dá pela porcentagem que cada sócio terá no negócio.  Geralmente os sócios entram em acordo para dividir em partes iguais os ativos e o capital inicial.

Por isso é de extrema importância saber como calcular o valor ideal do capital social para evitar problemas futuros.

Como definir o Capital social

Uma forma de definir o capital social é consultar o Plano de Negócios que foi feito anteriormente. Caso você não tenha feito ainda um plano de negócios, você precisa prever certos acontecimentos para chegar em um valor semelhante ao valor do capital social que você precisará ter.

Esse valor pré-definido é o resultado da sua pesquisa de mercado anterior, visando os gastos que terá com maquinários, aluguéis imobiliários, gastos de manutenção de produtos, fluxo de caixa e etc...

Se a atuação da sua empresa não consta com tantas operações, você poderá estipular um valor mínimo de mil reais, que será os valores gastos inicialmente com taxas e abertura de empresa no seu novo empreendimento.

Se você não sabe exatamente qual deve ser o valor indicado no capital social da sua empresa, comece pequeno.

Tenha em mente que é possível alterar o capital social posteriormente, se necessário.

Capital Social a ser integralizado

Capital social

É muito comum o novo empresário ficar em dúvida sobre os valores que deve colocar no capital social de seu novo negócio. Embora não seja adequado, geralmente novos empresários começam estipulando o valor de 1.000,00 (mil reais) para cobrir as taxas iniciais. Após esse primeiro momento, depois da empresa já estar registrada é possível aumentar o capital social e adequar o valor com uma informação correta e melhor aprofundada.

Capital social subscrito

Após definir os valores e a quantia doada por cada sócio, é preciso transcrever essas informações por escrito no contrato social. A partir desse momento, o sócio se compromete formalmente a entregar a importância especificada e assim compor o Capital Social da sociedade, integralizando assim o valor total à empresa.

Esse contrato deverá ser entregue em uma junta comercial. Se você mora no Rio de Janeiro, poderá realizar o processo de abertura de empresa, ou alteração do contrato social de forma online, através da plataforma da ParalegalWeb.

Cada alteração do capital social para mais, é necessário ter a quantia inicial totalmente disponibilizada para a empresa. A cada alteração deverá também ser alterado e registrado na junta comercial.

Capital social MEI

Para o Microempreendedor Individual (MEI) fica um pouco mais flexível essa informação. Um MEI não pode ter sócios, por isso você não precisará estipular uma partilha de valores entre eles. Outro detalhe é que MEI também tem a opção de marcar como Capital Inicial a partir de 1,00 (um real).

MEI não precisa registrar o valor do capital inicial, ele apenas informa em seu cadastro, pois, microempreendedor individual não tem a obrigação de ter um contrato social. Contudo a informação quanto ao capital social MEI é uma mera formalidade a cumprir no momento de registro de uma nova empresa.

Concluindo

Mesmo que possa parecer apenas um número aleatório, cadastrar um valor coerente com o que você espera para seu negócio é fundamental para evitar qualquer problema no futuro. Se o seu caso você terá sócios, é importante conversar com ele e estipular os valores de cada no capital social de sua nova empresa.

Uma outra dica é manter um plano de negócios detalhado com os próximos passos de seu negócio, assim, conseguirá prever gastos que serão necessários no futuro.

Se precisar de ajuda nesse processo, não deixe de entrar em contato com a Paralegalweb. Temos soluções completas que podem te ajudar a ter esses processos burocráticos resolvidos de forma online e rápida.

A ParalegalWeb facilita todo o processo de alteração contratual, permitindo que você fique livre para poder cuidar de sua empresa. 

Em nossa plataforma, você precisa apenas acessar uma área do cliente exclusiva, e incluir as informações necessárias. Cuidaremos de todo o processo burocrático, enquanto você se ocupa em fazer sua empresa crescer


Comentário:

Deixe seu comentário:
Comentário: